Equilíbrio dos Chakras com alimentos



Os Chakras são centros energéticos do corpo, dispostos ao longo da coluna vertebral, por onde transitam as energias sutis do corpo. Os seres humanos têm sete Chakras principais, que estão em constante atividade - embora sua presença não seja conscientemente percebida por qualquer pessoa:


• Muladhara, chamado, no ocidente, de Chakra Básico, está localizado na base a espinha dorsal. É a ligação com a Terra, a base da montanha. Relaciona-se com o poder criador da energia sexual.  Nele estão concentradas as energias Kundalini.
A função deste Chakra é reger nossa capacidade de entrar na vida, ir à luta, escolhendo o que queremos e o que não queremos. 
O princípio básico é a consciência física, a vontade de viver, vontade física para ser, relação com a terra e o mundo material; estabilidade, perseverança e segurança.
Quando em desarmonia, a pessoa apresenta problemas na musculatura das coxas, problemas sexuais e genitais (útero, trompas, ânus), infertilidade, distúrbios hormonais, falta de coragem e problemas sanguíneos.

• Swadhistana, ou Chakra Esplênico, Umbilical ou Sexual: está localizado na região umbilical.
É neste Chakra em que são elaboradas questões do cotidiano, como desejos, paixão, sensualidade, apegos materiais, criatividade e expansão.
Quando em desequilíbrio, aparecem doenças ligadas à sexualidade, como impotência e falta de libido; além de medo, incapacidade de construir, dependência emocional, manipulação, apego e até mesmo  o distanciamento das outras pessoas.

• Manipura, ou Chakra Plexo Solar, está localizado na cavidade abdominal, pouco acima do umbigo; está relacionado às emoções e à individualidade: o modo como você se vê e sua identidade social.
Quando em desequilíbrio, aparecem problemas no aparelho respiratório e digestivo, distúrbios alimentares (falta dela ou excesso), problemas de posicionamento pessoal, agressividade, pouca força de vontade, baixa autoestima.

• Anahata: O Chakra Cardíaco, como se imagina, está situado na região do tórax. É o Chakra do coração, centro energético do amor. As energias manifestadas por ele são o amor altruísta, o perdão, o reequilíbrio e a gratidão. Ele é a ligação do corpo e da mente ao espírito.
Em caso de desequilíbrio, influencia no físico com doenças cardíacas, problemas de pressão e pulmonares, o sistema imunológico torna-se ineficiente; dores de cabeça, depressão, angústia, desprezo, raiva e medo, apego ao apego, incapacidade de amar e de se emocionar.

• Vishuddha, ou Chakra Laríngeo, fica sobre a garganta e está ligado à capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz.
Ele é uma ponte entre nossos pensamentos e sentimentos, entre impulsos e reações, transmitindo o conteúdo de todos os Chakras ao mundo exterior. Através dele expressamos o que vive em nosso interior: riso, choro, amor, alegria, medo, raiva, intenções, desejos, ideias, compreensões e percepções.
Com este Chakra em desequilíbrio, podem surgir problemas como laringite, faringite, tireoide, distúrbios da fala e surdez. Fobias, falta de criatividade, mentalidade e expressão tacanha, atitudes extremamente racionais, criticismo, agressividade verbal e apego a crenças limitantes. Falta de integração entre pensamentos e ações, reclamações em exagero, dificuldade de falar o que se pensa, de conversar em grupo ou em público; timidez. 

• Ajna, Chakra Frontal ou ainda Terceiro Olho, está situado entre as sobrancelhas. Os aspectos a serem compreendidos são a intuição e a consciência. O autoconhecimento e a percepção consciente do ser.
É por meio dele que se penetra no reino psíquico para além do entendimento da verdade não física.
Quando desequilibrado, podem existir problemas de ouvido, olhos, renites, enxaqueca, cansaço e confusão mental; desconcentração, dogmatismo, arrogância, medo, perda de fé, egoísmo, obsessão, teimosia e a vida vista de forma limitada.

• Sahashara, ou Chakra Coronário: é o mais importante dos Chakras, está situado no topo da cabeça e se relaciona com o padrão energético global de cada um.
A palavra-chave aqui é "iluminação". Ele é o portal da espiritualidade, o reconhecimento da existência de algo divino em você, em mim e no universo como um todo.
Em caso de desequilíbrio, podem haver problemas de visão, rinite, sinusite; problemas de concentração, raciocínio e memória; desequilíbrios mentais, doenças nervosas, dificuldade de enxergar a realidade das situações.
A compreensão da natureza cósmica do ser humano dependem do funcionamento harmônico deste Chakra: se ele estiver muito fechado, a pessoa terá fortes sentimentos de insegurança e desorientação psíquica. Leva ao desconhecimento e incompreensão da espiritualidade, tendo uma visão completamente materialista da existência.


Sabendo um pouquinho mais sobre como nossa energia se comporta, podemos fazer um exercício de auto-observação e perceber o nível de toxidade de e comportamentos e pensamentos recorrentes no nosso dia-a-dia e começar a entender como sentimentos, pensamentos e emoções afetam nossa saúde emocional, mental e física.
Descobrindo os desequilíbrios em nosso corpo, nossos Chakras, podemos trabalhar em cada ponto. E, para isso, além da meditação e outras ferramentas, podemos contar com a energia vital vinda dos alimentos que ingerimos.
Aprenda um pouco mais, abaixo, sobre como equilibrar nossos Chakras através da alimentação, baseado na Ayurveda, a medicina milenar Indiana:

 Chakra Básico: caso esteja se sentindo cansado, abuse dos alimentos vermelhos como beterrabas, tomates, rabanete, pimentão vermelho, maçã, morango, acerola, cereja, melancia, goiaba vermelha... Eles vão ajudar a aumentar os níveis de energia e temperatura do corpo.

 Chakra Esplênico: caso se sinta com a autoestima baixa, com pouca confiança, faça ingestão de bastante líquido e alimentos na cor laranja; frutas e hortaliças como abóbora, cenoura, mamão, laranja, pêssego, manga, damasco e tangerina.

 Chakra do Plexo Solar: alimentos que vão ajudar, caso você esteja se sentindo deprimido, triste ou com alterações de humor, são os amarelos: eles são potencializadores de humor naturais. Inclua em sua alimentação alimentos ricos em amido e carboidratos, frutas e hortaliças amarelas: batatas (inglesa, doce e baroa), milho, banana, abacaxi e melão.

 Chakra Cardíaco: devido às enzimas vivas, oxigênio e clorofila, os alimentos verdes lhe trarão maior energia e vão reduzir seu nível de estresse. Abuse de folhas, legumes e frutas verdes: couve, alface, acelga, brócolis, abobrinha, pepino, chuchu, quiabo, salsa, cebolinha, abacate, kiwi, uva verde, limão etc.

• Chakra Laríngeo: alimentos pretos e azuis, como mirtilos (que estão no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes) ou amoras prometem ajudar neste ponto, além da ajuda na tonificação dos rins.

 Chakra do Terceiro Olho: se você se sente frustrado, irritado ou incapaz de perdoar, os alimentos de cor roxa vão ajudar a acalmar a sua energia e lhe trazer paz. Berinjela, alface roxa, beterraba, azeitona preta, alho roxo, uva roxa, figo, jabuticaba, amora etc. E bebidas relaxantes como chás de jasmim, menta e hortelã.

 Chakra Coronário: se você se sente para baixo, integre à sua alimentação alimentos brancos, ricos em vitaminas do complexo B e flavonoides, que vão aumentar sua força interior: alho, cebola, cogumelos, mandioca, batata baroa, inhame, cará, nabo, couve-flor, graviola, pêra, pinha etc.



Comentários