Entrevista - Dia Nacional da Nutrição




O dia 31 de março é considerado o Dia Nacional da Nutrição! Confira a entrevista completa concedida ao Jornal do Dia da Nutrição, de Goiânia.
1- O que é alimentação ayurvédica?

Ayurveda significa ciência da vida. Origem: Índia.
Viver um estilo de vida ayurvédico significa viver e agir de forma consciente e nisto inclui alimentar-se de forma consciente, para nutrir o seu corpo, mente e espirito. Não significa que deva ser vegetariano, mas que o alimento deve ser saudável, e preparado com amor. No caso da carne, o animal deve ter tido uma vida saudável para que te ofereça o prana (energia), que é o que vai te alimentar. Lembre-se você é aquilo que você come. O alimento deve ser consumido na quantidade adequada. Você pode achar determinado alimento muito agradável ao seu paladar, mas deve ter em mente que se comer demais poderá transformar este prazer num problema posteriormente. O alimento deve ser preparado quando for se alimentar e não de véspera, por isto nesta alimentação não se inclui fest food ou congelados.
No momento em que estiver se alimentando não deverá estar preocupado com outros problemas, nem prestando atenção em outra coisa que não seja aquilo que você está fazendo, ou seja, se alimentando. Este é considerado um momento sagrado.

2- Como a alimentação influencia na saúde do corpo, alma (atman) energia vital (praña) e mente (mana)?

O alimento fornece energia vital (prana), para que você se mantenha vivo e saudável. Um alimento considerado pesado (tamasico), requentado, ou com muita gordura vai te oferecer pouca energia física e mental, e difícil digestão. Seu corpo fica preguiçoso e sua mente pouco clara. Os alimentos mais rajasicos, condimentados e estimulantes aumentam sua energia (ojas), devem ser adotados mais por pessoas com vida ativa de acordo com sua idade. E os alimentos satricos como sementes, nozes, doces, e pouco estimulantes são adequados às pessoas com uma vida mais voltada para a espiritualidade ou que consomem menos energia em seu dia a dia. Em geral quando seu corpo e mente estão saudáveis teu espirito também estará, eles estão interligados. Mas a meditação e a pratica espiritual são os melhores alimentos para o espírito.

3- Que tipo de alimentação é recomendável pela ayurveda?

O Ayurveda considera que as pessoas são diferentes entre si e cada qual deverá alimentar-se de acordo com o seu tipo. A constituição de cada indivíduo se dá a partir dos elementos que compõe o universo: éter, ar, fogo, água, e terra. Pois a nossa constituição é a mesma, aliás todo ser vivo deste planeta tem em si todos os elementos que compõe o universo. Cada pessoa tem todos os elementos em sua constituição, mas geralmente predomina um. O elemento que predomina é o que define o biótipo da pessoa: Vata, se for éter e ar. Pitta se for fogo e aguá. Kapha se for água e terra.
A pessoa Vata: geralmente inconstante, muito ligeira, friorenta, magra, com tendência a comer muito pouco e rápido, e adquirir doenças relacionados ao ar ou a má distribuição do ar pelo seu corpo. Ex. Constipação, nervosismo, ansiedade. A pessoa deverá alimenta-se observando estas questões. O tipo Pita será muito irritado, inteligente, tem ótima digestão, é muito calorento, passa mal com sol e calor. As doenças de Pitta estão relacionadas a ira, gastrite, fígado,
enxaqueca. Para ter boa qualidade de vida o Pita deve alimenta-se levando em consideração estes fatores. O Kapha tem constituição pesada, é friorento, gosta de ‘comer’, mais por prazer do que por estar com fome. Geralmente tem problemas de obesidade. É lento, mas tem muito boa memória, é afável, e tem tendência ao apego. As doenças do tipo kapha estão relacionadas ao muco, como bronquites, resfriados, diabetes. A pessoa kapha, deve observar com rigor sua alimentação e comer pouco.
O modo de ver os nutrientes alimentares no ayurveda também é diferente, uma vez que não se considera o bom alimento aquele que tem muita proteína, carboidratos, etc. Mas sim deve-se alimentar observando os sabores. Os alimentos são divididos em: doce, salgado, ácido, amargo, adstringentes e picantes. Todos necessitam de todos os sabores, mas a pessoa Vata necessita mais do doce, salgado e acido. Pita necessita do doce, amargo e adstringente. Kapha necessita de picante, amargo, e adstringente.

4- Essa alimentação ajuda a manter a forma?

O ayurveda visa a saúde e bem estar do individuo como um todo, juventude e longevidade. Se levar em consideração o seu biótipo e alimentar-se adequadamente sim, a pessoa conseguirá manter-se em forma.

5- A alimentação ayurvédica ajuda no combate à doenças?

Mais do que isto o ayurveda preserva a saúde, e ajuda a prevenir as doenças. Mas sim todo alimento natural tem suas propriedades curativas.

6- De que maneira ela ajuda a limpar o organismo?

Os temperos ayurvédicos são compostos principalmente de especiarias que por muito tempo foram considerados remédios, que ajudavam na cura de doenças e também a conservar alguns alimentos. A Índia de onde se origina o Ayurveda por muito tempo teve seu comércio baseado nesta fonte. Através dos temperos e alimentos que favoreçam uma boa digestão é que a pessoa manterá o corpo vigoroso e livre de toxinas.

7- Como adaptar a alimentação ayurvédica ao dia-a-dia?

Escolhendo os alimentos preferencialmente de época e da sua região, de fácil digestão e preparo. Em caso de família composta de pessoas de diferentes gostos ou tipos prepara-se um cardápio em comum e os temperos variados para que cada um tempere o seu prato de acordo com sua necessidade.

8- Quais temperos não podem faltar na culinária ayurvédica?

A Massala é o grande segredo da culinária ayurvédica. É uma mistura de algumas especiarias, ervas e aromatizantes vegetais. Uma massala básica deverá conter cominho
moído, pimenta preta, coentro em pó, mostarda, curry, e louro. É usada para tempero de feijão, carnes e vegetais. Outro alimento básico é a cúrcuma por sua qualidade curativa e nutricional, o gengibre também, e o Ghi (manteiga clarificada).

9- Algo à acrescentar?

O ayurveda recomenda aos três tipos: Acordar cedo e fazer funcionar o seu intestino. Comer em ambiente tranquilo. Não comer quando estiver com raiva. Não misturar frutas com refeições. Não tomar suco nem água durante as refeições. Após as refeições tomar chá para ajudar a digestão. Não reprimir as urgências naturais do corpo. Não comer imediatamente antes de dormir. Não tomar água gelada, água gelada é veneno; água morna corrige constipação, é néctar para o organismo. Caminhada matinal, yoga, e meditação.

10-Considerações finais.

Uma pessoa só é considerada saúdavel se tem uma boa qualidade de vida, física mental e espiritual, e não apenas porque não está com uma doença no seu corpo. Para isto o alimento é muito importante, inclusive no Ayurveda alimento não é só o que você ingere, mas também as suas escolhas. Aquilo que você escolhe para ver, ouvir e pensar influencia na sua saúde física, psíquica e espiritual. Por isto Viva Bem e mantenha-se com astral elevado!


Gurmeet Kaur Sandra Vidal é terapeuta ayurvédica e professora de Kundalini yoga no Rama Espaço de Yoga -  Goiânia (GO).

Comentários