RESPIRAÇÃO DE FOGO





Neste artigo explicamos a respiração mais usada nas aulas de Kundalini Yoga – a Respiração de Fogo – com resultados maravilhosos de limpeza, transformação e cura. Os textos são baseados nos manuais de Kundalini Yoga por Yogi Bhajan. 



Aprenda a fazer a Respiração de Fogo


Respire pelo nariz. Solte os ombros. Coluna ereta e peito erguido. Sempre praticada pelas narinas e com a boca fechada. O abdômen faz todo o trabalho. A Respiração de Fogo é provida de energia do ponto do umbigo e do plexo solar. Coloque os dedos sobre o ponto do umbigo – use-os para sentir se seu umbigo vai para dentro em direção à coluna e para cima, na expiração, isto acontece automaticamente se você contrair o diafragma. Para inalar o abdome relaxa, o diafragma estende-se para baixo, e a inspiração parece entrar como parte deste relaxamento. A respiração é ritmicamente rápida, continua e poderosa, sem pausa entre a inspiração e a expiração. Ao expirar, o ar é empurrado para fora, pelo puxar do umbigo e abdômen em direção à coluna, você sentirá puxar os músculos desta área.
O ponto do umbigo é naturalmente dinâmico e a maior parte do movimento irá acontecer automaticamente se você mantiver a região inferior do abdômen relativamente relaxada. Não force muito o umbigo, nem prenda-o, isso cria tensão no rosto – o ideal é manter uma expressão suave se deseja um bom atalho para a paz mental. Iniciantes devem fazer esta respiração mais devagar e calmamente, em torno de 40 a 60 respirações por minuto é um bom ritmo. No inicio o umbigo e o Plexo Solar podem ficar cansados e descoordenados, mas, se você mantém a prática, a respiração tornar-se-á rítmica e muito fácil. Esta respiração é a antítese da respiração superficial, que é uma respiração irregular, característica de estados emocionais que acompanham pensamentos negativos.

Para se concentrar mais e canalizar a energia que esta respiração cria, mentalmente vibre Sat Nam (SAT é a única realidade sempre presente no mundo infinito, a Essência Divina. NAM é a identidade vibracional. Aquilo que vibramos, nós nos tornamos). Ouvir este som na respiração informa à sua mente o que fazer com toda a energia gerada. Use esta energia para explorar o sentido de ser infinito.

A Respiração de Fogo é uma respiração de descontaminação, que limpa o sangue, soltando os resíduos tóxicos dos pulmões, mucosas, vasos sangüíneos e células. Quando se precisa de resistência extra ela beneficia muito. Uma vez que o ponto do umbigo é estimulado diretamente, a respiração gera constância nos reinos físico e mental. 
A circulação periférica pode ser aumentada, assim como a energia nervosa, desde que a respiração seja feita corretamente e aperfeiçoada lenta e metodicamente.

Diz o Dr. Dharma Singh Khalsa, M.D. em seu livro "Longevidade do Cérebro" (fonte: [113 b, p. 381/382]):

"A Respiração de Fogo é um excelente exercício para elevar a energia. Apenas 3 minutos dessa respiração já serão suficientes para aumentar sua energia física e mental. Do ponto de vista ocidental, ela é eficaz, porque estimula os nervos esplâncnicos na cavidade abdominal. A estimulação desses nervos provoca a liberação da adrenalina e noradrenalina.
Respire a partir do diafragma, e conserve o tórax relaxado. Concentre sua energia mental na área do umbigo. Esse exercício pode causar uma sensação de delírio, que pode se parecer com uma hiper-ventilação – uma redução de dióxido de carbono no sangue – estudos clínicos revelaram que, na Respiração de Fogo, enquanto o nível de dióxido de carbono no sangue parece normal, o nível de oxigênio, realmente se eleva. Outros estudos indicaram que a Respiração de Fogoproduz ritmos alfa no cérebro. Isso explica por que o exercício é capaz de criar, simultaneamente, tranqüilidade e vivacidade aumentada. A Respiração de Fogo também aumenta a transferência de oxigênio para o cérebro e, em razão desse acréscimo de oxigênio, o metabolismo neuronal torna-se melhor. Os neurônios ficam limpos e rejuvenescidos."

E após alguns minutos da Respiração de Fogo, simplesmente respire de maneira profunda e tranquila!


Extraído de Yogavital.net/public. Josely Saldanha, professora de Kundalini Yoga.


Comentários