A Tradição do Kundalini Yoga remonta ao período matriarcal, e em particular, quando o Guru Nanak, primeiro Guru do Sikh Dharma, recebeu dos budhistas tibetanos, no século 14, o material que havia sido confiado à sua guarda nos mosteiros dos Himalaias. Guru Nanak foi quem reorganizou o material e o passou aos seus discípulos, numa sucessão que vocês mencionaram, conhecida por Corrente Dourada.
Seria uma grande desonra à vida e ao trabalho de todos que nos precederam na linha sucessória dos mestres do Kundalini yoga até o Yogi Bhajan, se deixássemos de contar esta história e introduzir os futuros professores à riqueza espiritual do legado dos gurus Sikhs na Tradição do Kundalini yoga. Afinal, se a um médico é dada a chance de conhecer as origens da medicina na cultura cristã; se a um físico de partículas é dado conhecer a origem espiritual do cosmos, porque não seria trazido ao conhecimento de um Professor de Kundalini Yoga a riqueza de sua origem?
O Kundalini Yoga é uma ciência atemporal, colocada em nossos colos pelas mãos zelosas e geniais do Mestre Yogi Bhajan. Ela não se mistura ao Sikhs, mas sofre uma grande influência de seus preceitos éticos deste fabuloso Dharma.
Do Guru Nanak absorvemos no Kundalini Yoga o fato de que Deus reside dentro de nós e portanto não deveria existir qualquer discriminação entre os seres humanos. (Ek Ong Kar = a fonte criadora é uma só)
Do Guru Angad absorvemos no kundalini yoga o fato de que cada parte da nossa psique, corpo ou espaços vazios representam o Infinito de Deus. (Ong Song Wahe Guru = Eu e o Infnito somos um) e portanto, não importa por onde se inicia a abordagem de cura (mente, corpo, psique), o fato é que a cura está garantida.
Do Guru Amar Das absorvemos no kundalini yoga o fato de que cada ser humano tem o potencial de despertar para seu destino, e que idade não é um pre-requisito (o kundalni yoga nao é só para gente jovem e saudável como outras linhas de yoga que estão no mercado) e portanto, nossos kriyas devem considerar o fato de que deve atender a todos, sem exceção.
Do Guru Ram Das absorvemos no kundalini yoga o fato de que o milagre é apenas uma instância ainda não compreendida pela nossa mente, e que assim “there is no mistery where there is maestry”. Portanto, todo praticante é estimulado a usar a razão para investigar o desconhecido do ego e das emoções e superar o medo do mesmo, pois todo milagre reside no tecido aparentemente incognoscível da realidade, mas ainda real.
Do Guru Arjan absorvemos no kundalini yoga o fato de que o corpo físico é o professor de todos os professores e as poses revelam cápsulas de sabedoria que liberam do nosso corpo revelações sobre nossa jornada.
Do Guru Hargobind absorvemos no kundalini yoga o fato de que o ser humano nao deveria ser apenas “um santo que todos manipulam, nem apenas um guerreiro que a todos se impõe. O ser humano deveria ser um santo-guerreiro” , pronto para defender em sua consciência a nobreza e dignidade de todos os seres vivos. Por isso um professor desta Tradição se rende ao Infinito pois ele sabe que na humildade um guerreiro se faz santo e na destemor um santo se faz guerreiro. um professor de kundalini yoga aprendeu com o Guru Hargobind que a jornada na era de aquário é a do guerreiro da paz.
Do Guru Har Rai absorvemos no kundalini yoga o fato de que a natureza é sagrada e precisa ser preservada e honrada, que os animais sao honrados e precisam ser protegidos, assim como as plantas. A noção de inseparabilidade existe em outras tradições do yoga, mas no kundalini somos cobrados para uma ação responsável como cidadãos no mundo.
Do Guru Har Krishen absorvemos que é nossa responsabilidade espiritual cuidar de todos que se apresentam diante nós em busca de apoio, cura e amor. Por isso, um professor fala para elevar, e sua comunicação deve ser vasta e universal. sua presença deve ser nobre e suficiente para trazer calma e paz.
Do Guru Teg Bahadur absorvemos que é nosso dever zelar e proteger todas as Tradições pois todas, na escala espiritual, têm um objetivo que é comum. Por isso nossos professores aprendem sobre o valor do sacrifício pela bem maior, e sobre a nobreza que reside na inocência e pureza de quem vive de forma uníssona com Deus.
Do Guru Gobind Singh absorvemos que é nosso direito viver num mundo justo, igualitário e ético. O fim da tirania depende do quanto nossa mente é clara e universal, quanto nosso corpo é forte e vigoroso, e o quanto nosso corpo e mente estão afinados com nossa alma para resolutamente viver o contrato de nosso destino nesta vida enfrentando cada batalha egoista e hedonista do nosso ego . Por isso vivemos num kriya a totalidade da máxima – seu destino é ser livre, soberanos e autônomo. Nesta Tradição nao existe Guru. Assim como o Guru Gobind Singh acabou com a linhagem sucessória humana no trono dos Gurus, e colocou em seu lugar o Som Universal, no Kundalini Yoga é sua consciência que faz escolhas. O Professor de Kundalini Yoga aprende que ele é apenas o carteiro e não a carta.
(Texto escrito pela professora Gurusangat Kaur Khalsa)
Comentários
Postar um comentário